sexta-feira, 3 de junho de 2011

ESTÂNCIA, SUA CASA

O projeto Cinema na Praça/Intervenção na Cultura, Paracambi- RJ vem atuando na cidade a 8 anos, agregando forças na luta política, social e cultural para construção da cidadania .É nesse contexto que fui convidada por estar ideologicamente inserida na luta antimanicomial, trabalhando a Inclusão Social através de diversas ações dentro das Artes Visuais
"Estância, sua casa" é o desdobramento do projeto"Minha cabeça, nossa natureza" realizado durante o SPA das Artes em 2009 no Hospital da Tamarineira, Recife-PE.Nesse evento foram confeccionadas 60 cabeças de argila da mesma fôrma(auto-retrato) criada para o vídeo “Tempo de carne osso”(exposição- TorreMalakof-2004).Trabalharam nelas pacientes do Hospital da Tamarineira, Caps, alunos, amigos artistas e público em geral , todos convidados a fazerem minha cabeça. Agora a fôrma se transforma em máscara e se adequa as necessidades desse novo trabalho.Surge assim a personagem”Estância”- busca de nossa casa interior. Uma ação em praça pública que teve como resultado máscaras trabalhadas pelo público participante.Evento em comemoração ao dia da luta antimanicomial realizado no dia 20 de maio de 2011.Resultado maravilhoso e a oportunidade de ter dado mais um passo junto a minha obra.




”Artérias sem pé nem cabeça”

Dois trabalhos: a“cama sem pé nem cabeça”e o “Artérias" criados em épocas diferentes e que se unem para uma mesma ação realizada no Spa das artes de 2010.
Um objeto construído à partir de quatro camas cortadas ao meio e depois unidas, criadas para dar a impressão de algo sem começo nem fim e a impressão do Artérias no lençol do hospital... e fica pronto o palco das ações.A cama instaladas sob/carpete vermelho no centro do Pátio de São Pedro(Recife) simbolizando o Hospital psiquiátrico, e a imagem dos lambe-lambes do Artérias aos arredores do bairro da Tamarineira e também dentro do Hospital, leva o olhar da cidade para esses dois locais.
Uma performance realizada com a participação de 6 pacientes do Hospital, que juntos comigo colocaram corações nas pessoas da cidade usando a cama como apoio para a ação. Um estreitamento entre mundos que com uma mini tela de silk -screem contendo a imagem do coração fez, ela a matriz de impressão , o toque sobre as pessoas da cidade.